Campanha contra febre aftosa começa em maio

idaf_900_250408.jpgDefinir o plano de ações para a defesa agropecuária na área de fronteira e padronizar os procedimentos. Estes são os objetivos da reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 25, no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O encontro reuniu 21 veterinários que atuam nas unidades locais e na sede em Rio Branco.

No próximo dia 1° de maio será iniciado o período de vacinação do rebanho acreano. Os produtores têm até 31 de maio para imunizar o gado contra a febre aftosa. O prazo para declarar a vacina nos escritórios do Idaf será encerrado em 15 de junho.

A meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho, de 2.537.000 cabeças de gado. Para este ano, o instituto investiu no reforço do serviço de vacinação acompanhada. “O serviço de vigilância sanitária deve ser constante para garantir que o Estado permaneça na condição de área livre de aftosa com vacinação”, salientou o diretor-presidente do Idaf, Paulo Viana.

De acordo com Viana, 100% das propriedades que fazem fronteira com a Bolívia serão georreferenciadas. Esse sistema permite a visualização das 897 propriedades existentes na área de fronteira em sites de localização.

As propriedades de Capixaba, Acrelândia, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Assis Brasil fazem parte da área monitorada pelo sistema de georreferenciamento.

Além das ações na área de fronteira, o Idaf intensifica ainda os serviços de vigilância sanitária nas 16.864 propriedades rurais com rebanho.

À tarde, técnicos do Idaf se reúnem com os donos das casas agropecuárias para avaliar a liberação de vacinas contra a afotsa visando a primeira etapa de 2008 da campanha contra a doença.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest