Mesmo no período de chuvas, governo segue com obras de saneamento

A balsa leva insumos para as obras de Porto Walter (Foto: cedida)

Mais uma balsa aporta em Porto Walter, na região do Juruá, neste sábado 24. A embarcação leva milheiros de tijolos para as obras de pavimentação do programa Saneamento Ambiental Integrado, do governo do Estado. A ação é realizada também em Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, em um investimento de R$ 100 milhões para os quatro municípios.

Em sua rede social Twitter, o governador Tião Viana comemorou mais esta etapa que segue para para a etapa final. “Avanço em pleno inverno do nosso mais ousado programa de saneamento integrado para famílias carentes”, declarou o governador.

As obras deste programa específico para os municípios de difícil acesso, que só tem a navegação por rios ou por avião como meio de chegada e saída, se tornaram uma grande experiência da engenharia acreana. O trabalho precisa ser feito em duas etapas bem organizadas e cronometradas: o transporte de grandes quantidades de insumos durante as cheias dos rios e o aproveitamento de cada momento de sol, para executar todos os trechos da obra.

Em Porto Walter, o governo já entregou quase cinco quilômetros de pavimento de um total de 13 quilômetros. Em dezembro do último ano, o governador esteve no município em um grande encontro com os moradores do bairro Floresta, uma das localidades onde a mudança pode ser sentida com mais força.

“Essa é a primeira carga de uma série que teremos que transportar até o final de abril. O esforço grande que estamos a realizar tem como meta estocar todos os insumos restantes neste inverno pra poder concluir a obra trabalhando muito no verão”, explica Edvaldo Magalhães diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), executor do projeto.

O programa investe na distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo nesses quatro municípios de difícil acesso. Isso se reverte em saúde pública e qualidade de vida para os moradores, pois segundo a Organização Mundial de Saúde, “juntos, a água não limpa e as más condições de saneamento constituem a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo”.

Nesta semana, a Agência Notícias do Acre publicou um especial mostrando todo o processo das obras em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O material conta ainda a história de moradores que já podem ver as melhorias com o andamento do programa realizado pelo governo do Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter