Mesmo no inverno, limpeza da cidade e manutenção de vias seguem em ritmo acelerado

Centenas de máquinas e trabalhadores se espalham pela capital, deixando-a mais bonita e com melhor qualidade de vida

opreo_cidade_adonay_melo__4.jpg

opreo_cidade_adonay_melo__6.jpg

Mesmo no período de chuvas, prefeitura de Rio Branco mantém manutenção das vias da cidade (Foto: Adonay Melo/PMRB)

São mais de 220 homens e mulheres e pelo menos 60 equipamentos, entre veículos leves, pesados e roçadeiras, que se espalham diariamente pela cidade de Rio Branco numa grande ação de limpeza e recuperação de vias públicas, roçagem mecanizada e tapa-buracos.

Mesmo com as chuvas, a rotina da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Empresa Municipal de Urbanização de Rio  Branco (Emurb) deixa a cidade mais bonita e preparada para o inverno que se acentua, além de colaborar com a operação Guerra Contra Dengue, desencadeada no início da semana pelo governador Tião Viana.

Nesta quarta-feira, 5, as equipes da Emurb iniciaram operação tapa-buracos pelas ruas Cruzeiro do Sul e Circular do Ônibus, nos bairros Esperança I e II; Rondônia, Floriano Peixoto, Travessa Guaporé, General Vieira de Castro, Centro (Bosque, Centro Cerâmica, Esperança, Vila Nova);  e Distrito Industrial.

Na rua Manoel Gomes, nas proximidades do antigo Colégio Dom Pedro, está sendo realizado trabalho de drenagem com recuperação de uma antiga cambota, instalada a 4,20 metros de profundidade. Depois de várias décadas, houve infiltração e o sistema de drenagem erodiu o asfalto.  O serviço deve ser concluído na quinta-feira, 6. Com apoio da Emurb, equipes do Saerb estão por várias partes da cidade realizando combate a vazamentos, situação que traz prejuízos à comunidade.

As ruas são limpas através da coleta de lixo e entulho. Sem entulhos, além de outros qualitativos, os quintais ficam livres dos focos do Aedes aegipty, o mosquito transmissor da dengue. A Semsur mantém pelo menos nove equipes de roço mecanizado espalhadas pela capital. Uma equipe pode roçar 18 mil  metros quadrados ao dia. Comunidade e trabalhadores estão satisfeitos com o resultado. “Nossa cidade fica melhor, mais bonita”, disse Anchieta Santos, encarregado de equipe da Semsur.