Mesmo durante a pandemia, Hosmac realiza mais de 4 mil atendimentos mensais

O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) tem realizado uma média de 4 mil atendimentos mensais. Ofertando os serviços de psicologia, psiquiatria, enfermagem,  ambulatoriais e emergência, é a unidade de referência do estado para saúde mental. Mesmo com a pandemia, os pacientes já assistidos pela unidade continuaram recebendo atendimento.

Há um mês, o Hosmac retomou os atendimentos de primeira consulta, graças a uma reorganização do acolhimento e também ao reforço dado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em relação ao quadro de profissionais. Atualmente 16 médicos trabalham na escala do Hosmac, sendo que dois encontram-se afastados por fazerem parte do grupo de risco.

Atualmente 16 médicos trabalham na escala do Hosmac Foto: Arquivo.

“Demos uma pausa no início da pandemia no atendimento de novos pacientes, mas agora já retornamos com esse serviço, que é de suma importância para a população”, explica o gerente-geral do Hosmac, Halisson Lima.

Dentro do quantitativo de atendimento foram realizados no mês de agosto 2.486 consultas psiquiátricas, 1.806 atendimentos de enfermagem, 76 atendimentos na área de psicologia.

O gerente conta, ainda, que está prevista para este mês uma pequena reforma na unidade, durante a qual será feita a pintura e também a troca de janelas e grades.

Entenda o fluxo

O paciente que esteja buscando o primeiro atendimento na unidade precisa ser regulado pela Atenção Básica, ou seja, deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser encaminhado por um clínico geral após a avaliação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter