Mês da mulher: encontro debate o universo feminino e autoconhecimento

Com o olhar voltado para a mulher, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), em parceria com empresas de Cruzeiro do Sul, realizaram nesta terça-feira, 10, um coffe break e uma roda de conversa, no restaurante Jambu.

A Casa Abrigo Juruá e o Caps Náuas representando a SEASDHM realizaram a parceria com quatro empresas de Cruzeiro do Sul, a Cristal Express, a Cruzeirense, a GH Cafeteria e o Restaurante Jambu, com o objetivo de focar a experiência com suas servidoras.

Para a terapeuta Gabriela Fernandes, esse foi um momento de abertura para as mulheres discutirem entre si sobre o papel da mulher na sociedade de hoje Foto: Cedida

O momento contou com a presença da terapeuta Gabriela Fernandes que discutiu temas como “O universo feminino: o que é ser mulher”, “Nossa força interna”, “Amor próprio e a mulher no mercado de trabalho”. Para a terapeuta esse foi um momento de abertura para as mulheres discutirem entre si sobre o papel da mulher na sociedade de hoje.

“É necessário que a mulher saiba como ela se vê e como ela vê as outras mulheres, sobre essa busca pela ‘perfeição’ que a sociedade nos impõe. Nós mulheres vivemos muito no automático, sem priorizar a nós mesmas. Não paramos nem para saber como estamos, não conhecemos nem nosso ciclo e o que podemos vivenciar em cada etapa deste ciclo. Vejo como uma atitude valorosa a iniciativa dessas mulheres empresárias e gestoras que proporcionaram esse momento de autoconhecimento para suas lideradas, porque só quando a gente se conhece mesmo é que podemos nos fortalecer e fortalecer umas às outras”, destacou Gabriela Fernandes.

Terapeuta Gabriela Fernandes que discutiu várias temáticas Foto: Cedida

A psicóloga Patrícia Rocha, da Casa Abrigo Juruá disse que foi um momento maravilhoso, de conhecimento.

“Trabalhar o empoderamento feminino hoje, como a mulher deve se amar, se abraçar, se respeitar, se faz necessário em nossa sociedade. Nunca devemos nos comparar a ninguém, seja a um homem ou outra mulher, as pessoas são únicas, isso nos torna especiais, e nós mulheres mais ainda, pois somos portadoras da vida. Trabalho com mulheres em situação de violência e esse momento foi muito importante, porque até mesmo nós que buscamos levantar outras mulheres, muitas vezes não paramos nem mesmo para avaliar como estamos, como nosso ciclo influência no nosso desempenho no trabalho e de que forma podemos usar isso a nosso favor. Foi um momento único e espero que tenhamos outros desse”, salientou Patrícia Rocha.

Para a coordenadora da Casa Abrigo, Helen Roberta, o momento foi planejado com muito carinho pelas gestoras e empresárias.

“Pensamos em algo que despertasse nas mulheres o desejo pelo se conhecer para se fortalecer e fortalecer umas às outras. Nós mulheres somos ‘conduzidas’ inconscientemente a olhar a outra a mulher como rivais, como concorrentes, e é isso que vem nos enfraquecendo socialmente e no mercado de trabalho. Como trabalhamos com mulheres extremamente fragilizadas pela violência, só podemos ajudá-las quando estamos fortes. Foi pensando nisso que proporcionamos esse momento para as servidoras da casa abrigo e de outros setores”, afirmou Helen Roberta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter