Mensagens com informações falsas voltam a circular em aplicativos de mensagem

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) volta a alertar os cidadãos sobre informações falsas, compartilhadas por meio de aplicativo de mensagens, oferecendo a retirada de multas ou venda de veículos de forma ilícita.

As mensagens, que também circulam em outros estados do país, foram identificadas em 2017 e na época o Detran apresentou denúncia à Polícia Civil para que o crime fosse apurado.

Golpe é antigo e anteriormente era enviado por e-mail; agora é repassado pelo WhatsApp (Arquivo/Ascom)

Desta vez o suposto estelionatário utiliza contato telefônico com prefixo de outro estado e se identifica como ex-gestor do departamento. Nas mensagens, ele propõe a retirada de multas ou venda de veículos apreendidos e, em seguida, envia nova postagem dizendo que havia se enganado quanto ao destinatário.

A diretora-geral do Detran, Shirley Torres, esclarece que esse golpe é antigo. Por meio dele, os estelionatários aproveitam as facilidades de acesso às pessoas por meio das ferramentas de comunicação e tentam atraí-las a acreditarem que podem resolver assuntos alusivos a seus veículos de forma mais fácil.

“Assim, o cidadão acaba sendo atraído para efetuar depósitos em contas de pessoas que são apresentadas como funcionários e quando percebe que foi enganado nada mais pode ser feito”, explica a gestora.

Vale destacar que, para que uma multa seja excluída do sistema, é preciso que diferentes servidores, de vários setores, estejam pactuando com o crime, mas o órgão já descartou essa possibilidade por meio de investigações internas, realizadas pela corregedoria, assim como pela Polícia Civil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter