Vernissage

Memorial dos Autonomistas abre exposição Rivasplata: Vida em Cores

O Memorial dos Autonomistas abre nesta quarta-feira, 15, a exposição Rivasplata: Vida em Cores. As obras retratam as várias fases do premiado artista plástico peruano Jorge Rivasplata, que reside no Acre há quase 40 anos.

A vernissage será realizada às 19h30 e a entrada é gratuita. A abertura da exposição contará com a participação especial do cantor e compositor acreano Pia Vila. As obras ficam expostas a visitação até o dia 12 de junho.

A exposição é uma realização da Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. “A proposta é mostrar a trajetória do artista em quase quarenta anos de carreira aqui no Acre”, explica Glicério Gomes, presidente da AAPA.

O trabalho reúne 85 obras produzidas por Rivasplata ao longo da carreira. Ele tem 85 anos, então é como se tivesse produzido uma obra a cada ano. “Essa é uma das minhas últimas exposições e conta com uma seleção dos meus melhores trabalhos. Só  quero agradecer a todo o apoio que estou recebendo para a realização dessa vernissage”, salienta o artista.

O artista

Rivasplata nasceu no Peru, mas morou durante anos na Bolívia, por isso, ao tratar de sua nacionalidade, ele utiliza a nomenclatura “bolpebra”, que faz referência aos três locais que fazem parte da sua história. Ao longo da carreira, o artista já realizou mais de 130 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.