Membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente aprovam resolução de regularização ambiental dos cemitérios do Acre

Membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 27, para tratar sobre os critérios de licenciamento e regulamentação de atividades ambientais no Acre.

A agenda, realizada na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Rio Branco, foi conduzida pelo coordenador da câmara, Claúdio Cavalcante, e contou com a participação de cinco membros e quatro convidados.

Membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente aprovam resolução de regularização ambiental dos cemitérios do Acre. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Na pauta inicial, os membros deliberaram sobre a proposta de minuta de resolução elaborada pela Grupo de Trabalho criado para discutir sobre o licenciamento e Regularização Ambiental dos cemitérios no Estado do Acre, que seguirá para análise jurídica e posterior encaminhamento para apreciação do conselho.

Em seguida, os membros trataram sobre a regulamentação do licenciamento ambiental para atividades com potencial arqueológico, os conhecidos geoglifos ou sítios arqueológicos.

Membros também trataram sobre regulamentação do licenciamento ambiental para atividades com potencial arqueológico. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Após a apreciação da minuta de resolução, os membros deliberaram, por maioria, quanto à necessidade de aprimoramento e contribuições para revisão da redação. Outro ponto importante foi a necessidade de mais informações técnicas, que serão fornecidas pelos representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na próxima reunião, prevista para o dia 10 de março.

O coordenador Claúdio Cavalcante destacou os avanços nas discussões de regulamentação e licenciamento ambiental. “Discutimos a resolução que trata da situação dos sítios arqueológicos no processo de licenciamento e contamos com a participação do Incra e do Ipham, que têm colaborado para esse debate. Além disso, aprovamos a minuta de resolução do licenciamento de cemitérios, resultado de um trabalho contínuo em um grupo de trabalho da Câmara Técnica”, relatou.

Coordenador da câmara, Claúdio Cavalcante destacou avanços nas discussões de regulamentação ambiental. Foto: Uêslei Araújo/ Sema

Além da Sema e Incra, o encontro contou com a participação representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) e Federação de Indústrias do Acre (Fieac), bem como convidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Saiba mais

O Cemaf, criado por meio da Lei nº 3.595 de 20/12/2019, é um órgão colegiado deliberativo e normativo que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Sismaf), na condição de órgão superior. É presidido e secretariado pela Sema e seus membros são nomeados por ato do Poder Executivo, responsável por indicar os órgãos e entidades representativas do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress