Ramal Guarani

Meio Ambiente executa ações de manutenção em ramais do Alto Acre

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, visitou as obras de manutenção de 22,2 km do ramal Guarani, no município de Xapuri, que estão em sua fase final. A obra está beneficiando mais de 100 famílias que vivem na Reserva Extrativista Chico Mendes, facilitando o acesso a seis escolas, beneficiando o trabalho da população daquela área, a exemplo do manejo florestal comunitário e permitindo também a chegada do programa Luz para Todos, do governo federal.

Além das obras no ramal Guarani, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está executando mais duas ações de manutenção de ramais, uma no ramal Filipinas, em Brasileia (39,8 km), e a outra no ramal Tupa, em Xapuri (30 km). No total serão 92 km de manutenção de ramais, incluindo a construção de bueiros e pontes de acesso.

Para o secretário Israel Milani, é uma grande satisfação visitar as comunidades e ver de perto a melhoria nas condições de vida da população. “Um ramal de qualidade possibilita acesso aos direitos básicos como saúde, educação, segurança e aqui não podemos deixar de citar a energia. A manutenção do ramal possibilitou a chegada do programa Luz para Todos, beneficiando ainda mais as pessoas que vivem aqui”.

A agricultora Raimunda Lira da Silva, mora há 36 anos na Resex Chico Mendes e comemora a conclusão da obra no ramal Guarani. “Agora acabou o problema. Eu não esperava, mas graças a Deus está aqui o ramal. Veio o ramal e a energia junto. É uma felicidade sem tamanho!”, exclamou.

A agricultora Raimunda Lira comemora conclusão da obra Foto: Katiúscia Miranda/Sema

As agricultoras Izaura da Silva Nascimento e Delmira Marques Pereira moram no final do ramal Guarani, próximo ao rio Espalha. “A gente conhece bem as dificuldades de morar aqui, mas uma estrada dessas facilita muito a nossa vida. A gente consegue pegar uma moto e pedir ajuda quando tem alguém doente. Chegou o ramal, agora a energia e se Deus quiser em breve vamos conseguir um telefone”, disse Delmira.