Meio Ambiente define atividades do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Análises Climáticas do Acre (Imac) uniram forças na implantação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental.

A inciativa faz parte das ações dos primeiros cem dias de governo e demonstra que a unificação das ações das duas instituições trará agilidade aos processos de licenciamento ambiental e regularização ambiental das propriedades rurais por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de regularização Ambiental (PRA).

Gestores e técnicos, do Imac e da Sema, em reunião para implantar dispositivo que vai permitir celeridade na expedição de licenciamentos ambientais (Foto: Asscom/Sema)Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, a pasta ambiental não deve ser tratada com uma barreira ao progresso do Estado. “Diretores e técnicos das duas instituições estão mapeando o fluxo processual do licenciamento ambiental, permitindo a construção de novos procedimentos técnicos de análise e integração de informações com a base do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apoio técnico da Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto do Estado do Acre – Ucegeo”, explicou o secretário.

O presidente do Imac, André Hassem participou da primeira reunião onde foi definido o plano de ação, na última sexta-feira. Ele acredita que a união das instituições somente trará benefícios à população. “Essa ação conjunta pode ser considerada um avanço para as duas instituições, para seus profissionais e principalmente para quem mais precisa, que é o produtor rural”, comentou André.

Oficina de Integração

Dentro da programação de atividades da Sema, na última sexta-feira também foi desenvolvida uma oficina de integração das equipes do CAR, do PRA e do Viveiro da Floresta (Silvicultura). Israel Milani considera fundamental ações que visam consolidar a regularização ambiental no Estado. Essa parceria demonstra o interessa da Sema em finalizar seus processos ambientais, colaborando com o produtor rural, oferecendo as mudas para o processo de reflorestamento e chegando cada vez mais perto da população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter