Médicos e residentes da Ufac realizam atendimento no abrigo do Sebrae

Rodrigo Dourado tem 22 anos, é estudante de Medicina da Ufac e faz parte da equipe de voluntários que está atendendo as famílias abrigadas no Sebrae. A ideia surgiu dos alunos do professor e médico Marcelo Negreiros, que ministra a disciplina Medicina da Família. O grupo está fazendo consultas, pedidos de exames e visita aos alojamentos.

“Tenho doze anos de profissão e para mim esse trabalho é muito gratificante, pois posso ajudar as pessoas que estão precisando. Para os meus alunos sempre ensino que precisamos cuidar das pessoas, e não da doença. Todo paciente tem nome e precisa ser respeitado”, disse Negreiros.

Para o residente Rodrigo Dourado, acreano de Rio Branco, o momento exige o empenho de todos. “Ontem fomos ao bairro Sobral e hoje estamos aqui no Sebrae, para colocar em prática o que aprendemos na sala de aula, com a supervisão, é claro, de um médico responsável, que nos acompanha. Temos aprendido a ver o paciente como ser humano, que precisa de cuidado e respeito”, disse o residente.  

Localizado na Avenida Ceará, o abrigo do Sebrae funciona com 103 boxes. São 96 famílias ou 392 pessoas. Uma equipe formada por membros da Secretaria de Saúde está dando apoio ao abrigo com médico, enfermeiro, técnico da enfermagem, assistente social e agente de saúde.  Além das três refeições diárias, as crianças de 0 a 4 anos recebem leite em pó, massa para mingau e fralda descartável. As crianças têm atividades recreativas e corte de cabelo diariamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter