Matrículas continuam abertas para turmas da Educação de Jovens e Adultos

A EJA continua sendo uma oportunidade para assegurar o direito à educação escolar (Foto: Astorige Carneiro)
A EJA continua sendo uma oportunidade para assegurar o direito à educação escolar (Foto: Astorige Carneiro)

Atuando no estado do Acre como modalidade de ensino desde 1996, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), continua sendo uma oportunidade para assegurar o direito à educação escolar. Durante todo o mês de janeiro, as escolas da EJA realizam procedimentos de matrículas para os interessados em concluir seu processo de escolarização no estado do Acre.

O público-alvo da ação educacional, que oferece novas perspectivas de vida profissional e social, são pessoas com idade a partir de 15 anos que, por razões diversas, não tiveram a oportunidade de frequentar a escola ou de concluir os estudos.

Para integrar a Educação de Jovens e Adultos, os interessados devem se dirigir às instituições de ensino que ofertam este atendimento, onde será possível realizar a matrícula e obter informações sobre o curso que desejam ingressar. A meta da SEE em 2014 é ampliar o atendimento e garantir que todos os jovens, adultos e idosos tenham a oportunidade de retomar os estudos. Para tanto, todas as escolas continuarão recebendo matrículas por todo o mês de janeiro.

Através da EJA, é possível acessar diversos ciclos de formação, os quais foram organizados para atender todos os níveis de ensino:

– ALFA 100: Curso presencial de alfabetização com duração de 8 meses letivos;

– EJA I: Curso especial que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com duração de 15 meses letivos;

– EJA II: Curso que corresponde aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com duração de 25 meses letivos;

 – EJA Ensino Médio: Curso que corresponde aos três anos do Ensino Médio, com duração de 20 meses letivos;

Além da EJA, existe ainda o Programa Especial de Ensino Médio (PEEM/Poronga) que é voltado para alunos de Ensino Médio que se encontram em distorção idade-série, ou seja, quando a idade não corresponde ao ano letivo que o estudante cursa.

O atendimento de jovens e adultos tem atingido uma considerável parcela da população e está presente em muitos espaços, concentrando-se mais nas áreas urbanas (cerca de 80% das matrículas), especialmente na capital. Em 2014, todos os municípios serão atendidos, incluindo Santa Rosa do Purus – onde a SEE iniciou atendimento com Ensino Médio EJA desde o ano de 2013, uma vez que os demais segmentos estão sob responsabilidade do município.

Fernanda Alves, responsável pela coordenação da EJA na SEE, explica que, em 2013, mais de 20 mil matrículas foram solicitadas nos cursos de Ensino Fundamental e Médio. “Trata-se da questão do duplo benefício: os alunos têm a chance de concluir os estudos, e, ao mesmo tempo, aumentar suas perspectivas profissionais, contribuindo para a melhoria de renda pessoal e para a economia do Estado”, explicou Fernanda.

Coordenação de EJA/SEE: 3213 – 2368

Contatos para maiores informações:

Telefone: 3213 2347 e 3213 2357

e-mail: eja.acre@gmail.com

Facebook: EJA EM AÇÃO ACRE

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter