Maternidade comemora Dia Mundial de Doação de Leite Humano

A doação de leite materno permite atender os bebês impossibilitados de serem amamentados no peito (Foto: Arquivo Secom)
A doação de leite materno permite atender os bebês impossibilitados de ser amamentados no peito (Foto: Arquivo Secom)

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e, em especial, a doação de leite humano, o 19 de maio foi escolhido como o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em Rio Branco, a comemoração será na maternidade Bárbara Heliodora, a partir das 9 horas, no auditório da unidade.

A campanha visa estimular as mamães saudáveis a doar o excesso de leite do peito e orientar sobre a técnica para a retirada do leite, os cuidados a serem tomados na hora de armazenar o produto, as formas de conservação e suas validades.

A doação de leite materno permite atender os bebês clinicamente impossibilitados de ser amamentados diretamente no peito. A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil.

O banco de leite da maternidade funciona há 14 anos, 24 horas por dia, e tem como objetivo suprir a necessidade da unidade para bebês prematuros e de baixo peso.

O aleitamento materno reduz em 13% as mortes evitáveis. Além disso, o incentivo ao aleitamento exclusivamente materno até o sexto mês de vida dos bebês é considerado a ação mais impactante na redução da mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos.