Maternidade Bárbara Heliodora realiza cerca de 500 partos por mês

Garantir o atendimento de qualidade às mães e seus bebês é a meta da equipe da Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Arquivo/Sesacre)
Garantir o atendimento de qualidade às mães e seus bebês é a meta da equipe da Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Arquivo/Sesacre)

A Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) é a unidade de referência no estado para acompanhamento de gravidez de alto risco.

Por mês, são realizados na MBH mais de três mil atendimentos ambulatoriais, como consultas, por exemplo, e uma média de 500 partos – o equivalente a 16 por dia.

A média de partos cesarianas mensal é de 236, contra 265 normais. O número de cesáreas ainda pode ser considerado elevado, mas é explicado pelo fato de a maternidade atender pacientes com gravidez de risco.

Para o gerente de Assistência à Saúde da maternidade, Everton Santiago, tudo é feito para garantir atendimentos de qualidade às mães e seus recém-nascidos.

Sobre o fluxo da MBH, Santiago explicou que todas as pacientes que chegam à unidade são atendidas de acordo com a classificação de risco. Ele também garantiu que, em casos de internação, quando não há disponibilidade de leitos imediatos, a paciente fica em observação até que haja um leito disponível.

O que ocorre frequentemente, segundo o gerente, é que muitas mulheres procuram a maternidade para atendimentos que poderiam ser feito nos postos de saúde. “Essas pacientes também são avaliadas, mas a prioridade do atendimento é para as mulheres com gravidez de risco ou em trabalho de parto.”