Matemática divertida utiliza jogo de xadrez com alunos da rede pública

O ensino lúdico da matemática estimula o aprendizado dos alunos (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Ensino lúdico da matemática estimula o aprendizado dos alunos (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Sabedor da dificuldade enfrentada pela maioria dos estudantes no aprendizado de matemática, o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza até o fim de novembro o curso “Matemática no Xadrez”.

Voltado para alunos da rede pública de ensino a partir do 8º ano de Ensino Fundamental, o curso é realizado desde o mês de setembro no Centro de Referência em Inovações para a Educação (Crie), no antigo prédio do Mira Shopping, e conta com mais de 30 alunos, divididos em turmas matutinas e vespertinas.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, Alessandro Nasserala e Márcio Soares, o principal objetivo é mostrar para os jovens, por meio do ensino lúdico da matemática, que a aplicação dos cálculos está presente em diversas partes do cotidiano, unindo o útil ao agradável.

Curso mostra que a aplicação dos cálculos está presente no cotidiano ( Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Curso mostra que a aplicação dos cálculos está presente no cotidiano (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“Ao mesmo tempo em que trabalhamos a acessibilidade do conteúdo matemático, também buscamos estimular os talentos encontrados nas escolas. Por meio do curso, queremos trabalhar o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos”, explicou Nasserala.

Chistopher Souza, de 13 anos, é um dos talentos estimulados pelo instituto. Aluno do 9º ano do Instituto Lourenço Filho, foi medalha de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). “É muito bom aliar a matemática com a diversão. Aprendemos muitas coisas com as estratégias do xadrez, incluindo plano cartesiano e sequências numéricas”, destaca.

O curso servirá para o preparo do torneio de xadrez a ser realizado no instituto, previsto para o fim deste mês, reunindo estudantes de várias escolas das zonas urbana e rural.