Massagem para bebês é ensinada aos profissionais da maternidade

 

Shantala 2
A massagem apresenta resultados positivos comprovados cientificamente (Foto: Junior Aguiar/ Sesacre)

Uma conversa amorosa e silenciosa entre a mãe e seu filho. Assim pode ser definida a massagem shantala, técnica milenar de origem indiana, transmitida oralmente de mãe para filha.

Com o objetivo de ensinar essa técnica a profissionais em saúde da maternidade Bárbara Heliodora, tornando-os multiplicadores dos conhecimentos, o curso de massagem para bebês é ministrado periodicamente na unidade. Na manhã desta terça-feira, 14, mais uma aula com o massoterapeuta Bento Marques foi realizada.

A intenção é fazer com que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais, que lidam diretamente com as crianças, repassem as técnicas aos pais e familiares dos recém-nascidos da maternidade.

“A shantala é muito utilizada em bebês com traumas de nascimento e crianças hiperativas, a fim de estimular a inteligência para um melhor rendimento escolar e contribuir para um relacionamento familiar harmônico.

Por meio dela, a criança se sente acolhida, amparada e ao mesmo tempo reconhece o mundo pelo toque. Sem contar que o sistema de defesa da criança fica mais forte, evitando doenças”, disse Bento Marques.

Eliane Amorim, enfermeira, disse que gostou muito de participar do curso. “Aprendi técnicas como a concentração e o relaxamento, que servem tanto para nós, profissionais, quanto para os pais e pacientes”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter