Marechal Thaumaturgo colhe 50 toneladas de feijão

Produto está sendo beneficiado e embalado no armazém da Cageacre em Cruzeiro do Sul

dsc_0247.jpg

A previsão da Coopersonho, cooperativa que coordena o processo de comercialização do feijão plantado por 620 produtores do município de Marechal Thaumaturgo é que a safra chegue a 60 toneladas (Foto: Assessoria Seaprof)

A previsão da Coopersonho, cooperativa que coordena o processo de comercialização do feijão plantado por 620 produtores do município de Marechal Thaumaturgo após receberem 10 toneladas de sementes das variedades quarentão, manteiguinha, peruano e mutubimdoadas pelo governo do Estado ainda no mês de fevereiro é que a safra chegue a 60 toneladas. Cerca de 15 toneladas já estão sendo beneficiadas no armazém da Cageacre localizado no município de Cruzeiro do Sul.

No Programa Sementes de Feijão, o primeiro município beneficiado foi Marechal Thaumaturgo com a entrega de 10 toneladas de sementes, matéria-prima para plantar 200 hectares, cujo resultado representa um aumento de 17% de todo o feijão cultivado em 2010.

“O desenvolvimento da cadeia produtiva de feijão iniciou ainda em fevereiro quando o governador Tião Viana estava há apenas 40 dias de mandato”, lembra o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques confirmando a previsão de que Marechal Thaumaturgo seria a partir daí o “município do feijão” pronto para ocupar espaço nas prateleiras dos supermercados e mesas dos restaurantes, graças ao trabalho conjunto entre produtores, cooperativa e governo do Estado.

 

dsc_0250.jpg

No Programa Sementes de Feijão, o primeiro município beneficiado foi Marechal Thaumaturgo com a entrega de 10 toneladas de sementes, matéria-prima para plantar 200 hectares (Foto: Assessoria Seaprof)

 

"Esta é uma prova de que com fomento e assistência técnica os nossos produtores trabalham e produzem o suficiente para abastecer o mercado”, disse Lourival Marques concluindo que essas famílias tem agoraacesso a geração de emprego e renda.

As sementes beneficiaram 620 famílias nas comunidades Belfort, Amônia, Foz do Bagé de Baixo, Foz do Breu, Restauração e Triunfo. Segundo o secretário Lourival Marques, a estimativa de que as dez toneladas de sementes se transformassem 60 mil quilos de feijão para a safra deste ano, gerando renda para as famílias produtoras e desenvolvendo a economia do município está se confirmando.

Marechal Thaumaturgo é um município pequeno, isolado por via terrestre, mas banhado por muitas águas. Cortado pelos rios Amônia, Tejo e Juruá, a cidade tem quase 15 mil habitantes e a fama de produzir um feijão de excelente qualidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter