Zona Livre

Mapa inicia processo de auditoria para que o Acre se torne zona livre de aftosa sem vacinação

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciaram nesta segunda-feira, 9, o processo de auditoria para que o Acre se torne zona livre de aftosa sem vacinação.  O primeiro contato com a equipe foi realizada em uma reunião fechada com os técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

Auditoria será feita durante toda a semana Foto: Diego Gurgel.

De acordo com o presidente do Idaf, Rogério Melo, ao longo dos próximos cinco dias, a equipe de auditoria vai visitar algumas unidades do instituto. Nos próximos dois dias, eles vão focar na unidade central que é a mais importante e que abriga as gerências e as coordenações do instituto.

Os quatro auditores do Mapa irão visitar as unidades do Idaf durante toda a semana. Quarta, quinta e sexta-feira eles vão se dividir em pares e vão fazer visitas às unidades de Capixaba, Xapuri, Plácido de Castro, Feijó e Sena Madureira.

“Esse é o cronograma deles, é importante deixar claro que os auditores têm autonomia para mudar o roteiro, se por ventura a caminho de Xapuri eles quiseram parar em Senador Guiomard, por exemplo, vão parar. Eles também podem parar nos nossos postos fixos que estão no caminho. A gente está de portas abertas para que os auditores façam o que acharem melhor”, explicou o presidente do Idaf.

Os quatro auditores do Ministério são da região Sul do país, onde já foi retirada a vacina, então o critério deles será bem maior que os outros que ainda possuem vacina.

Resultado da auditoria

Presidente do Idaf destacou que o instituto tem um planejamento para incrementar e fortalecer as atividades de defesa no estado Foto: Diego Gurgel.

A previsão é que o anúncio para a permanência do estado do Acre no Bloco I aconteça no dia 19, nessa reunião inicial o auditor chefe alertou que é possível que saia um pouco antes o resultado final.

“Essa retirada estava condicionada aos outros estados, mas Rondônia e Acre são os estados principais do Bloco I. A retirada estava principalmente ligada ao estado de Rondônia, mas como eles já alcançaram a nota  para que fizessem a transição, então hoje não depende mais de ninguém, apenas do próprio estado do Acre”, destacou Rogério Melo.

Investimentos no Idaf

De acordo com o presidente do Idaf, foram feitos investimentos de suma importância e que hoje o Idaf tem condições de fazer outros tantos investimentos. A programação é trocar todos os computadores do instituto até o primeiro semestre de 2020, e substituir todos os móveis do Idaf até o segundo semestre de 2021.

“Então, temos um planejamento para incrementar e fortalecer as atividades de defesa. E essa questão do concurso, que tem data programada para o dia 15, vai ser um passo importante para a restruturação e estrutura do instituto, principalmente devido às responsabilidades que estão por vir, pois, com a retirada da vacina, as responsabilidades do instituto, que já são gigantes, se tornam ainda maiores. É preciso que haja condições para que a gente consiga desempenhar e garantir as certificações dos produtos, seja da parte animal ou vegetal”, conclui Rogério Melo.