Mamaço encerra as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Evento reúne as mães para mostrar a importância da amamentação (Foto: Arquivo Secom)

Evento reúne as mães para mostrar a importância da amamentação (Foto: Arquivo Secom)

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (de 1 a 7 de agosto), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, promove o III Mamaço nesta sexta-feira, 9, no Posto de Saúde da Família do bairro 15. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo incentivar e orientar às mães a respeito da importância do aleitamento materno.

O mamaço é um evento que reúne várias mães para a realização da amamentação em conjunto. Na oportunidade, os profissionais de saúde irão falar da importância desse ato, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Em 2012, aproximadamente 150 mães participaram da ação, que ocorreu na Praça do Novo Mercado Velho. Na ocasião, houve distribuição de brindes para as mães que comentaram sobre a experiência de amamentar, bem como a sensação de bem estar que a criança apresenta quando está  sendo amamentada no seio materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAN), criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Considerada como veículo para promoção da amamentação, a SMAN ocorre em 120 países e, no Brasil, é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. O tema deste ano para a campanha é “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”.

Com este tema, o Ministério da Saúde visa criar um canal de interação entre as mães e os profissionais de saúde, para que estes sejam vistos como parceiros e possam incentivar, apoiar e escutar as mulheres que amamentam.

Importância do leite materno

O leite materno favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança, além de ser um alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade.

Benefícios para a mamãe

O ato de amamentar cria um forte vínculo entre mãe e filho, que favorece o desenvolvimento de crianças mais tranquilas, com mais autoestima e mais adaptadas socialmente.

Para a mãe, amamentar ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, evita que ela sofra de anemia. Amamentar protege contra o câncer de mama e de ovário.

A amamentação dá às mães a sensação de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome de 500 a 700 calorias por dia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter