Vice-governador recebe comitiva boliviana para discutir soluções em segurança na fronteira

Vice-governador anunciou encontro trinacional Brasil, Bolívia e Peru, para traçar medidas de segurança na região

Uma comitiva do Governo do Departamento [estado] de Pando, na Bolívia, esteve em Rio Branco para um encontro com o vice-governador do Estado do Acre, Major Rocha, na terça-feira. Na pauta, a sinalização de um evento com a participação do Brasil, da Bolívia e do Peru para discutir segurança na fronteira, além de outras medidas mais céleres para reduzir a violência na região.

O avanço das facções nascidas em território brasileiro para dentro dos dois países, por sua vez, conhecidos pela forte presença do narcotráfico, requer, na opinião de Major Rocha, e da vice-governadora de Pando, Paola Ivanna Justiniano, medidas conjuntas para se não estancar totalmente, pelo menos reduzir as práticas de delitos fronteiriços.

Vice-governador Major Rocha com comitiva boliviana, o delegado da Receita Federal no Acre, Jerry Silva, e o presidente do Detran-AC, Luiz Fernando Duarte Maia Foto: Diego Gurgel/Secom

“Começamos hoje a fase de conversa para construirmos um pacto pela proteção de nossas fronteiras. A ideia é que tenhamos em breve um encontro trinacional [Brasil, Peru e Bolívia] para discutirmos o assunto”, afirma Rocha.

Além de Paola Justiniano, a comitiva boliviana foi composta do secretário de Segurança Pública, Pedro Villa Olarte e da coordenadora-geral de Segurança Pública de Pando, Maria José Rodriguez.

Participaram também da reunião, o delegado da Receita Federal no Acre, Jerry Silva, e o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre, Luiz Fernando Duarte Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter