Mais de trinta mil alunos acreanos passam por avaliação da educação básica

 (Foto: Celis Fabrícia)
Prova envolve 376 escolas e mais de 30 mil alunos (Foto: Celis Fabrícia)

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) se iniciaram no dia 3 e terminam nesta sexta-feira, 13. O objetivo é construir um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. No Acre, a aplicação envolve 376 escolas e mais de 30 mil alunos.

“A partir dos resultados, são indicados os rumos para a melhoria da educação. Os dados auxiliam os gestores na elaboração de políticas públicas e ainda contribui para redirecionar trajetórias”, explicou Cristina Maia, coordenadora de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Em 2015, o sistema engloba a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), todas com testes de leitura e de matemática. As provas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Os dois testes são realizados com estudantes do quinto e nono anos. No entanto, a Aneb  abrange ainda os estudantes da terceira série do ensino médio regular.

A diretora da Escola Estadual José Ribamar Batista, Sirlene Pereira, afirma: “Este é o momento de medirmos a situação do ensino e a forma como nossos alunos estão recebendo esses assuntos”.

Professores, diretores e aplicadores também respondem a questionários contextuais, que servem como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, nível socioeconômico e cultural, formação profissional, práticas pedagógicas e formas de gestão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter