Mais de mil atendimentos são realizados durante ação do Saúde Itinerante em Xapuri

O Programa Saúde Itinerante está na sua 14ª edição e chegou ao município de Xapuri nos dias 13 e 14 deste mês, onde foram realizados 1.404 atendimentos. A  ação ocorreu na escola estadual Divina Providência, em parceria com a prefeitura e secretaria de Saúde do município.

Uma inovação no programa foi na especialidade de ortopedia, para a qual foram solicitadas alguns exames por meio do serviço de regulação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre). Vinte ressonâncias foram agendadas para pacientes do município.

“Os pacientes foram atendidos na integralidade, passaram pelo ortopedista e também saíram com o agendamento do exame para o Into com data e hora, então foi muito importante”, explica Rosemary Vânia Fernandes, coordenadora do Programa Saúde Itinerante.

Atendimentos

Durante o mutirão foram realizadas 566 consultas, sendo 230 atendimentos em clínica geral, 106 em pediatria, 100 em ortopedia e 88 em ginecologia/obstetrícia.

Além disso, foram feitos 302 exames de apoio e diagnóstico, sendo 54 preventivos do câncer de colo de útero (PCCU), 93 ultrassonografias, 55 raio-X, 27 ecocardiogramas, 51 eletrocardiogramas e  22 endoscopias digestivas alta realizados no Hospital Epaminondas Jácome. Ao todo foram realizados 188 exames laboratoriais, 35 atendimentos de serviço social, 298 dispensação de medicamentos.

Durante os atendimentos, 20 pacientes que necessitavam do exame de ressonância já saíram com o agendamento regulado para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre).

“Fomos com uma equipe multidisciplinar composta por 22 profissionais incluindo os de apoio. Gostaria de agradecer a equipe e ao nosso governo que proporcionou esse atendimento in loco”, acrescenta à coordenadora do programa, Rosemary Vânia Fernandes.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter