Curso de poda termina com aula prática no estacionamento do antigo aeroporto

poda1_900.jpg

O engenheiro agrônomo Tadeu Pontes, de Recife, orienta os alunos durante a aula prática. (Foto: Gleilson Miranda)

O curso de Técnicas de Poda para arborização urbana terminou neste sábado, 10, com a realização de uma aula prática, no estacionamento do antigo aeroporto. As aulas teóricas aconteceram desde a última quarta-feira, 07, no Horto Florestal de Rio Branco, com os engenheiros agrônomos Tadeu Pontes e José Ricardo da Silva, vindos do Recife, e o doutor em Recursos Florestais da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ary Vieira.

Realizado pela Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado, o curso objetivou aprimorar os trabalhos de poda de árvores, arbustos e outras plantas localizadas nas áreas urbanas. Foram 94 participantes vindos de empresas prestadoras de serviços de poda, além dos funcionários da equipe de poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

De acordo com o secretário de Obras do Estado, Eduardo Vieira, Rio Branco ainda sofre com a realização de podas mal feitas que comprometem a arborização da cidade. "Os profissionais de poda de Rio Branco estavam fazendo um trabalho de corte de galhos ou mutilação de árvores. Por isso é importante introduzir técnicas corretas de poda manter as árvores que temos", ressaltou.

poda2_900_100508.jpg

Irineu Silva do Nascimento aprendeu a importância dos cuidados com as árvores de Rio Branco. (Foto: Gleilson Miranda)

O funcionário da equipe de poda da Semeia, Irineu Silva do Nascimento, trabalha há três anos com o corte de árvores da capital. "Nós não tínhamos as técnicas que aprendemos com o curso. Agora, nós vamos trabalhar com cuidado para garantir a preservação das árvores e, principalmente, da arborização da cidade", disse Nascimento, ao demonstrar a preocupação dele com a qualidade de vida da população rio-branquense.

A arborização das cidades reflete diretamente na qualidade de vida das populações. Não apenas por questões estéticas, mas principalmente pelos benefícios ambientais proporcionados pela boa conservação da arborização urbana. Segundo o doutor em Recursos Florestais da Ufac, Ary Vieira, a necessidade de cuidados com as árvores das cidades é importante para garantir a diminuição da temperatura ambiente e reduzir a intensidade dos raios solares.

poda3_900_100508.jpg

Flagrante de corte inadequado em árvores, registrado na manhã deste sábado, 10, na Rua Coronel José Galdino, no Bairro Bosque, em Rio Branco. (Foto: Gleilson Miranda)

"O grande problema do corte mal feito em árvores de Rio Branco é com os moradores, que, na maioria das vezes, acabam prejudicando o desenvolvimento das plantas", relatou a engenheira agrônoma da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Esmília Medeiros, ao denunciar uma poda inadequada, realizada por um morador de um bairro de Rio Branco. As próximas ações em favor da conscientização sobre os cuidados com as árvores das cidades, pretendem trabalhar a legislação e a educação ambiental da população urbana do estado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter