Mais de 60 alunos serão beneficiados com reforma de escola rural em Sena Madureira

Chegar à escola Leonilia Vitoriano de Azevedo não é tarefa das mais fáceis. É preciso subir o Rio Iaco, em Sena Madureira, e depois navegar por um dos seus afluentes, o Rio Macauã, em uma viagem que pode durar várias horas, dependendo do tipo de embarcação utilizada.

Apesar da distância, uma equipe da coordenação de Ensino Rural da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) foi até a comunidade Oriente, onde a escola está localizada, para se reunir com moradores e garantir a reforma daquela unidade para o início do ano letivo.

Equipe da SEE se reuniu com os moradores da comunidade Oriente (Foto: Stalin Melo)

A Leonilia Vitoriano é uma escola antiga da zona rural de Sena Madureira, com pelo menos 70 anos de existência. E este ano já estão matriculados mais de 60 alunos. Há turmas multisseriadas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental I, uma turma do sétimo ano e outra do segundo ano do ensino médio.

Na reunião com a comunidade ficaram acertadas intervenções importantes, como a troca do piso, do telhado, reforma dos banheiros e também a pintura. Com isso, o coordenador de Ensino Rural da SEE, professor Ricardo Oliveira, garantiu que esses investimentos na infraestrutura irão melhorar a qualidade do ensino.

“O governo, por meio da SEE, vem garantindo um ambiente mais confortável não somente na comunidade Oriente, mas em todo o Estado, realizando mais de R$ 7 milhões de investimentos na infraestrutura de todas as escolas rurais e, com isso, fazendo a diferença na qualidade da educação e levando oportunidade às nossas crianças”, afirmou.

O secretário Marco Brandão (SEE) também comemora a parceria com as comunidades rurais. “É esse olhar diferenciado que permite o diálogo e a aproximação com as comunidades, sobretudo as de difícil acesso, fazendo com que a qualidade da educação também se realize a partir do momento em que oferecemos condições mais dignas para que esses alunos desenvolvam os mesmos potenciais de quem mora na cidade”, disse.

Demandas atendidas

Escola Leonilia Vitoriano vai atender este ano mais de 60 alunos da zona rural de Sena Madureira (Foto: Stalin Melo)

O presidente da comunidade Oriente, Geremias Lima, reconhece o esforço do governo, por meio da SEE, de atender as demandas dos moradores. “Estivemos em Rio Branco para ver essa questão da escola e lá fomos atendidos pela equipe da coordenação rural”, explicou.

“Ficamos preocupados com essa situação da escola e, por isso, achamos importante o governo manter esse diálogo. Por isso, tanto a comunidade como a equipe da SEE estão de parabéns, e esperamos que eles estejam sempre junto com a gente.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter