Empreendedorismo

Mais de 500 profissionais são certificados em curso de empreendedorismo

O Governo do Estado, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET), capacitou e certificou 520 pessoas com o curso “Desenvolvendo a Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários”, nos municípios de Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Plácido de Castro, Acrelândia e Feijó.

A Secretaria pretende beneficiar 850 pessoas, em 16 municípios, até dezembro deste ano. Até o final de novembro, outras 160 dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia, Capixaba, Tarauacá, Sena Madureira e Santa Rosa, estarão formadas, totalizando 680.

Quase 100 profissionais foram certificados em Feijó Foto: Cedida

O objetivo da Secretaria é dar capacidade técnica aos empreendedores, estimular a autonomia financeira e despertar o espírito empreendedor. “Nossa meta é trabalhar para motivar as pessoas a saírem do comodismo e a desenvolverem atitude empreendedora, gerando emprego e renda”, declarou a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

Elionete Linhares, que realizou o curso em Feijó, se diz motivada. “Esse curso foi fundamental. Eu estava sem fazer nada quando o curso começou. Voltei a fazer trufas de chocolates e estou confiante que o meu negócio vai dar certo”.

O curso ajuda a ampliar horizontes e estimula o empreendedorismo. “Esse curso foi um divisor de águas na minha vida. Ele abriu a minha mente para as oportunidades e para conseguir ferramentas para investir num negócio próprio, porque até então eu era bloqueada de conhecimento”, declarou a formanda Beatriz Amorim, que também fez o curso em Feijó.

Curso

São 100 horas de aulas teóricas e práticas. Entre os temas abordados em sala de aula estão: a importância e aplicação do associativismo e cooperativismo, organização e funcionamento, empreendedorismo, estratégia de marketing, acompanhamento e plano de negócios, ferramentas de controle, gestão de negócios, planejamento estratégico do negócio, entre outros.

A última parte do curso é a prática que ocorre com a realização de uma feira, onde os empreendedores podem colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

“A feira é muito importante para observarmos o desempenho de cada um e corrigir as pequenas falhas”, garante o chefe do Departamento de Negócios, Eventos e Empreendedorismo, Fred Lima.

Feira realizada na Praça dos Três Poderes, em Feijó Foto: Cedida

Parceria com Instituições Bancárias

Ao final do curso, os empreendedores certificados são encaminhados para Instituições Bancárias para receberem orientação de serviços voltados para o seu negócio como: abertura de contas jurídicas, análise de limites de crédito, máquina de cartão, capital de giro, antecipação de crédito para lojistas e adesão à emissão de boleto bancário on-line.