Mais de 470 veículos roubados já foram recuperados em 2019

Mais de 470 veículos roubados já foram recuperados em 2019

Dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) mostram que nos primeiros cinco meses do ano, um total de 473 veículos com restrição de roubo ou furto já foram recuperados em ações das forças de segurança em todo o estado. A redução desse tipo de crime, se comparado ao mesmo período do ano passado, é de pouco mais de 20%.

Para os especialistas em segurança, o roubo ou furto de veículos tem se tornado  cada vez mais frequente em todo o país. Automóveis e principalmente motocicletas, têm sido usados para a prática de outros crimes, dificultando a identificação dos suspeitos. No Acre grande parte desses veículos são encaminhados para a região de fronteira onde são facilmente trocados por armas e drogas.

Para coibir a peculiar prática e controlar os índices de crimes não só contra o patrimônio, mas também contra a vida. O Sistema Integrado de Segurança Pública realiza diariamente operações com abordagens em pontos estratégicos e atua em parceria com as forças de segurança dos países de fronteira. Além disso, em março deste ano foi implantado, a princípio na capital, uma ferramenta de última geração para o rastreio e recuperação de veículos com restrição de crime. A ferramenta também será utilizada em outros municípios e regiões de fronteira.

“A tendência para os próximos meses é de queda no números de casos de  furtos. E para manter os índices em baixa, os órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública têm reforçado o policiamento, principalmente na capital, com operações diárias em locais onde há maior incidência de crimes. As blitze nas estradas e saídas do estado têm ajudado. Este ano a implantação de uma tecnologia de última geração monitora a situação de veículos em tempo real e vêm alavancando a recuperação de veículos”, enfatizou o Secretário de Segurança, Coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.