Mais de 21 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV no Acre

mmmm (Foto:   )
A coletiva desta segunda anunciou a campanha de vacinação (Foto: Júnior Aguiar )

No fim da manhã desta segunda-feira, 9, o secretário de Saúde do Acre, Armando Melo, concedeu uma entrevista coletiva para anunciar a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A ação é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal e visa à prevenção do câncer de colo do útero.

Serão imunizadas meninas com idades entre 9 e 11 anos e as menores de 14 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina. A expectativa é vacinar, no mínimo, 21.268 adolescentes, representando 80% da população nessa faixa etária. Também serão vacinadas as adolescentes e mulheres portadoras do HIV, de 9 a 26 anos que estão em privação de liberdade.

A vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra quatro tipos de vírus, sendo dois os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. O Ministério da Saúde (MS) ressalta que o câncer de colo de útero hoje representa a segunda causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

“A vacina é uma proteção para a saúde das meninas. É uma maneira de prevenir contra o câncer de colo do útero, que no Acre é a primeira causa de morte, em termos de câncer. Para alçarmos a meta de vacinar 80% desse público, precisamos da colaboração dos pais e responsáveis”, orientou Melo.

Com a suspensão das aulas devido à enchente, neste primeiro momento a vacina estará disponível nos centros e postos de saúde. “Nossa expectativa é que, na próxima semana, restabelecendo-se a normalidade, estaremos fazendo a busca ativa na comunidade escolar”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter