Atualização

Mais de 100 profissionais atuantes em salas de vacina recebem capacitação da Saúde

Com o intuito de melhorar a experiência da comunidade que procura pelos postos de vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo do Programa Estadual de Imunização, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza o curso de Capacitação em Sala de Vacina para servidores.

O curso é oferecido a profissionais que já trabalham em salas de vacina e também àqueles com interesse em aprender sobre a área. No total, mais de 100 profissionais de Rio Branco e municípios vizinhos como Bujari, Senador Guiomard, Porto Acre e Capixaba, serão capacitados e atualizados.

Cada turma de vacinadores recebe capacitação e atualização durante curso que tem duração de 40 horas. Foto: Odair Leal/ Sesacre.

O curso teve início no dia 17 de agosto e está previsto para terminar na primeira quinzena de setembro. Durante a capacitação serão trabalhados todos os aspectos que um profissional precisa saber para atuar em sala de vacina.

“Eles serão atualizados em relação ao calendário vacinal, manuseio correto das vacinas, conservação, orientações, desmitificamos algumas fake news e os levamos para visitar nossa Central Estadual de Rede de Frio para que conheçam a forma correta de armazenar, higienizar e manter a limpeza e organização da sala de vacinação”, afirma a gerente do Núcleo do Programa Estadual de Imunização Renata Quiles.

Ainda segundo Quiles, foi identificado que há tempos os profissionais do município não recebiam capacitação nesse sentido.

“A cada ano o Ministério da Saúde atualiza tanto o calendário quanto a forma de administração de algumas vacinas. Em levantamento com a equipe técnica nós identificamos que principalmente o município de Rio Branco há anos não vinha recebendo uma capacitação com os vacinadores. Então, como a capital concentra a maior responsabilidade populacional valia a pena focar nestes profissionais”, finaliza.

Gerente do Núcleo do Programa Estadual de Imunização afirma que pretende levar curso para outros municípios. Foto: Odair Leal/ Sesacre.