Mais 365 jovens iniciam cursos pelo Pronatec no Acre

“Eu sei que cada um de vocês aqui tem sonhos e eu sei que cada um de vocês quer chegar bem longe com eles”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Eu sei que cada um de vocês aqui tem sonhos, e sei que cada um quer chegar bem longe com eles”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O auditório do Teatro Plácido de Castro ficou lotado nesta quarta-feira, 14, com 365 jovens que começam seus cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados pelo governo do Estado, por intermédio do Instituto Dom Moacyr (IDM).

O governador Tião Viana participou da aula inaugural e reforçou o compromisso do governo federal – que financia os cursos – por dar uma oportunidade aos jovens que acreditam e lutam por seu futuro.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Jovens iniciam curso de formação profissional (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Sei que cada um de vocês aqui tem sonhos e eu sei que cada um de vocês quer chegar bem longe com eles. E isso é ótimo. Porque as pessoas querem o direito ao trabalho, e isso quer dizer caminhar para a oportunidade, que o governo luta para ofertar. Muito sucesso, e que aqui seja uma porta de entrada para todos vocês”, disse Tião Viana.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Os cursos oferecidos este ano no Acre são na área de gastronomia, cultura, designer, saúde, floresta e serviços.

Segundo a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, houve 1.486 pessoas inscritas para as vagas. “É uma mostra de que essa juventude está em busca de oportunidade, e é isso que o governo vem oferecendo por meio do Pronatec. São novas oportunidades, e eu tenho certeza de que delas sairão excelentes profissionais.”

Janela de oportunidades

pro
Fabrício Oliveira nunca imaginou que faria o curso de gastronomia. Hoje diz que está agradecido pela oportunidade, que já lhe rendeu um emprego (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os cursos são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.

Também são ofertantes as instituições do Sistema S. A partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, passaram a oferecer os cursos do programa.

Entre os jovens presentes se encontrava Fabrício Oliveira. De família de baixa renda, nunca imaginou fazer um curso de gastronomia. Hoje, quase se formando, agradece intensamente por uma oportunidade que se tornou única em sua vida.

“Faço um pedido ao governador para ligar para a presidente Dilma e dizer que o aluno que faz o Pronatec no Acre tem emprego, sim. Nunca imaginei que iria fazer esse curso, agora estou quase me formando e com contratação em andamento. Eu só tenho a agradecer”, ressalta o jovem.

Já Nagila Fernandes é uma das que vai começar nas novas turmas, no curso de análises clínicas. Tímida, mas emocionada, ela conta: “Entre 1.486 pessoas, eu fui uma das privilegiadas. Muito obrigado ao governo, que está focando nos jovens com esses cursos de qualificação”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter