Mais 31 jovens são formados pelo curso de guarda mirim de trânsito

Os participantes são adolescentes em situação de risco social com idade entre 14 e 17 anos (Foto: Andréia Nobre/Detran)
Os participantes são adolescentes em situação de risco social com idade entre 14 e 17 anos (Foto: Andréia Nobre/Detran)

Após oito meses de curso, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou na manhã desta quarta-feira, 23, em Rio Branco, a solenidade de formatura da 2ª turma de guardas mirins de trânsito.

Depois de 48 horas de instrução de sobrevivência na selva, os jovens foram direto para a formatura, onde puderam contemplar a emoção de seus familiares, no momento da chegada.

“Eu estou muito feliz por essa grande conquista na vida da minha neta. Hoje, ela tem uma nova visão da vida”, afirmou Maria Bezerra, avó de um concludente do curso.

Os guardas mirins de trânsito são adolescentes em situação de vulnerabilidade social, selecionados pelo Centro de Referência Assistência Social (Cras) do 2º Distrito da capital.

Durante o curso, os jovens receberam instruções de disciplina, cidadania, educação física, cursos Básico de Educador de Trânsito, Teórico de Formação de Condutores e de Operador de Microcomputador.

Os guardas mirins receberam certificados de cursos profissionalizantes (Foto: Andréia Nobre/Detran)
Os guardas mirins receberam certificados de cursos profissionalizantes (Foto: Andréia Nobre/Detran)

“Queremos desviar estes jovens do mundo do crime e prepará-los para um futuro promissor”, afirmou a diretora de Operações do Detran, Shirley Torres.

Na ocasião, os participantes destaques do curso receberam a graduação de cabo. O guarda mirim de trânsito Ítalo, formado na 1ª turma, foi promovido de cabo para sargento.

“Queremos aproximar a instituição Polícia Militar da sociedade, auxiliar na formação social de cada guarda mirim de trânsito”, ressaltou o comandante da Bptran, tenente coronel Teles.

Para o guarda mirim de trânsito Ribeiro, o aprendizado adquirido no curso servirá para a vida toda. “Este curso representa uma grande conquista. Hoje, minha forma de agir e pensar é outra. Agora, quero buscar dar o meu melhor para a realização dos meus sonhos”, contou.

“Nossa maior alegria é poder agir de forma preventiva. Eu vejo que este curso atua de forma educativa, com a inclusão social desses adolescentes, e proporciona a inserção deles no mercado de trabalho”, destacou o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ulisses.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter