Maior madeireira do Acre inaugura em outubro, em Manoel Urbano

Somente a Agrocortex pretende beneficiar 150 mil metros cúbicos de madeira por ano (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Somente a Agrocortex pretende beneficiar 150 mil metros cúbicos de madeira por ano (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana recebeu nesta quinta-feira, 24, a notícia de que a maior madeireira do Acre, a Agrocortex , se prepara para inaugurar suas instalações em Manoel Urbano no dia 2 de outubro. A empresa já possui no município o maior projeto de manejo sustentável de florestas e o maior projeto de manejo certificado do Brasil. Tião confirmou presença na inauguração.

Governo e Agrocortex realizaram um protocolo de cooperação desde que os interesses da empresa em vir para o Acre se manifestaram. Hoje, apenas com a exploração da madeira e a montagem da madeireira, a Agrocortex já possui 350 postos de trabalho. Com os dois galpões – de um total de dez – sendo inaugurados e possuindo licença ambiental expedida pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), mais 40 postos de trabalho serão alcançados.

Governo e Agrocortex realizaram um protocolo de cooperação (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governo e Agrocortex realizaram um protocolo de cooperação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O objetivo da Agrocortex é colocar em operação suas dez unidades até dezembro e beneficiar 150 mil metros cúbicos de madeira por ano, vindos principalmente da área de fronteira com o Amazonas. “Para se ter uma ideia, no Acre são beneficiados 300 mil metros cúbicos de madeira por ano nas madeireiras. A Agrocortex vai sozinha trabalhar com metade disso”, conta o presidente do Imac, Pedro Longo.

Em 2014, a Agrocortex assinou uma carta de R$ 60 milhões em investimentos no Acre. A estimativa é que as vendas de madeira atinjam R$ 120 milhões anuais. Para Nuno Ribeiro, diretor da empresa, o impacto sobre a economia do município vai ser grande. Ele explica que a madeira acreana já está sendo enviada para os Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e até China e novos mercados serão explorados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter