Lideranças femininas indígenas se reúnem para discutir Plano de Vida

Primeira-dama Marlúcia Cândida montou uma sala de situação com membros do governo para discutir metas com lideranças indígenas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Primeira-dama Marlúcia Cândida montou uma sala de situação com membros do governo para discutir metas com lideranças indígenas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Um grupo de lideranças indígenas femininas de origem Yawanawa se reuniu na noite desta quinta-feira, 17, com a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, para discutir o Plano de Vida, uma proposta de longo prazo para benefícios nas áreas de produção e educação.

As mulheres representavam as tribos ao longo do Rio Gregório, em Tarauacá: Mutum, Escondido, Sete Estrelas, Yawanari, Amparo, Matrinchã e Tibúrcio. Julia Yawanawa, uma das líderes, ressalta as conquistas dos povos indígenas do Acre ao longo dos anos, principalmente na construção de escolas indígenas, contratação de professores e profissionais de saúde, mas que agora é necessário pensar em algo em longo prazo para os povos.

“É um plano que sempre existiu na mente dos nossos líderes. O Plano de Vida é sonhar para o futuro do nosso povo, com mais estrutura, mais produção, com novos planos de educação avançada”, conta Julia.

A articuladora do diálogo entre governo e lideranças indígenas, a primeira-dama Marlúcia Cândida, explica que esse é mais um passo dentro do processo do Estado em levar políticas públicas para as aldeias. Assim, na próxima segunda-feira, 21, membros das áreas de produção, educação e saúde se reunirão com as lideranças numa sala de situação.

“Estamos dando apoio a elas e vendo como o governo vai dar uma contrapartida nesse projeto. É algo que eu tenho me empenhado junto com a secretária da Mulher, Concita Maia, e vamos avançando cada vez mais”, disse Marlúcia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest