Governador César Messias recebe lideranças de Porto Acre

Um grupo formado por lideranças religiosas e políticas, representantes da sociedade civil e produtores de Porto Acre foi recebido pelo governador em exercício César Messias. Eles vieram agradecer o apoio dado por Tião Viana à criação de um novo município, que vai agregar algumas vilas e projetos de assentamento distantes da sede administrativa de Porto Acre.

secom_acre_8259_5

Líderes e representantes de Porto Acre visitaram o gabinete do governador (Foto: Sérgio Vale)

Rui Coelho, prefeito de Porto Acre por dois mandatos (1997-2000 e 2005-2008), comenta que alguns aspectos da administração pública e prestação de serviços à população devem melhorar com a elevação dessas localidades à categoria de município.  “Primeiro esse relacionamento próximo da administração. Segundo, a questão da saúde e da educação, que fica mais fácil de trabalhar.”.

A Vila do V, em Porto Acre, é um dos três novos municípios que podem ser criados no Estado. Vila Campinas (em Plácido de Castro) e Vila Santa Rosa (em Cruzeiro do Sul) completam a lista. Esses novos municípios podem ser instituídos no Acre graças à aprovação no Senado, na última quarta-feira, 16, do projeto de lei que concede às assembleias legislativas a competência para examinar a criação de novos municípios. Desde 1996, uma emenda constitucional proíbe essa possibilidade e define que novos municípios só podem ser criados por meio de autorização em lei complementar federal. O projeto de lei aguarda agora sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Leia mais

Senado aprova lei para criação de três municípios no Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter