Lançada 13ª Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe

Meta é atingir pelo menos 80% de cobertura vacinal em todo o Estado

coletiva4.jpg

De acordo com a Secretária de Saúde, Suely Melo, a ação mobiliza as secretarias municipais, estadual e o Ministério da Saúde (Foto: Assessoria Sesacre)

Nesta segunda-feira, 25, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, fez uma coletiva no auditório da Sesacre para o lançamento da 13ª campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe.

Com o tema “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS”, o público alvo da campanha são pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, população indígena e os profissionais da saúde que estão em constante contato com a população nos postos de saúde, aeroportos e fronteiras.

Segundo a secretária, a ação mobiliza as secretarias municipais e estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. No Acre, cerca de 485 pessoas estão envolvidas diretamente na ação, 291 postos de saúde estão à disposição para atender a população e 123 veículos, entre carros, motos e barcos, vão levar a vacina àqueles que moram em locais de difícil acesso.

“A campanha tem início no dia 25 e vai até 13 de maio e visa reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza, acordando com o mínimo de 80% de cobertura vacinal em todo o Estado do Acre. A vacina é para combater a gripe H1N1, H3N2 e as gripes sazonais”, destaca Suely Melo.

Os servidores da Sesacre já podem usufruir a vacina por meio de um pequeno posto de vacinação montado exclusivamente para atender aqueles que exercem atividades de promoção e saúde. A servidora Maria Mirtes comenta a satisfação em tomar a vacina em seu local de trabalho: “É muito importante imunizar os trabalhadores de saúde por estarem em contato direto com a população e muitas vezes sem tempo para se deslocar a um posto de saúde e tomar a vacina”, explicou.  

A campanha anual de vacinação é  realizada entre os meses de abril e maio e contribui ao longo dos anos para a prevenção da gripe, além de apresentar significativo impacto para a diminuição das intervenções hospitalares, mortalidade e gastos com medicamentos para tratamentos secundários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter