Desburocratização

Junta Comercial digitaliza serviços e abertura de empresas se torna mais rápida

Com o intuito de acelerar o processo de abertura de novas empresas na região, a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac) digitalizou os seus serviços. O novo sistema de atendimento entrou em vigor no início desse mês. Entre os serviços do novo formato estão os pedidos de Alvarás e registros de CNPJ, que podem ser realizados pela internet.

“Antes, o empresário ou o contador precisavam trazer os papéis e dar entrada na Junta. Agora, o representante faz isso do escritório ou de onde estiver pelo meio digital”, explica Carlos Afonso Cipriano, presidente da Juceac.

O presidente destacou ainda que o novo sistema faz parte do trabalho de reestruturação da Junta acreana e que a nova medida vai dar celeridade na abertura de novas empresas e assim fomentar o emprego e a geração de renda na região.

Além do Alvará e do CNPJ, o empresário pode fazer consulta de nomes, tudo de forma online. A pesquisa consiste em averiguar se já existe outra empresa com o nome escolhido atuando no mercado.

Para realizar esses procedimentos, o empresário precisa acessar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, (Redesimples) www.redesimples.ac.gov.br, e lá preencher todos os campos necessários.