Julho Amarelo intensifica ações de combate às hepatites virais no Acre

Coordenador da Divisão de IST/AIDS e Hepatites Virais da Sesacre afirma que centros de saúde estão aptos a realizar os testes rápidos (Foto: Júnior Aguiar)

Com o tema “Sem perceber, você pode ter”, o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde em 2010.

Mas as ações de prevenção e conscientização no Acre não vão ficar restritas a um dia apenas. Denominado Julho Amarelo, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza durante todo o mês campanhas e ações educativas sobre o tema em todos os municípios do estado. Além da parte educativa, os postos de saúde estarão oferecendo testes para o diagnóstico das hepatites.

Serão disponibilizados mais de 20 mil testes hepatites B e C.

O diagnóstico precoce é uma das apostas para garantir um tratamento mais eficiente. No caso, por exemplo, dos portadores de hepatite C, 95% dos casos diagnosticados no estado são curados.

Nelson Guedes, coordenador da divisão de IST/AIDS e Hepatites Virais da Sesacre, afirma que as ações são planejadas e repassadas aos municípios, para alcancem o maior número de pessoas. As comunidades de acesso mais difícil, como moradores da zona rural, também recebem assistência.

“Estamos trabalhando, em parceria com as prefeituras, para que as ações do Julho Amarelo atendam também nas comunidades mais distantes”, explica.

Guedes destaca ainda que as pessoas diagnosticadas em estágios mais avançados da doença recebem o apoio dos municípios e são encaminhadas a Rio Branco, onde recebem assistência de uma equipe médica multidisciplinar e iniciam o tratamento.

“A população pode procurar a unidade de saúde mais próxima, fazer os testes rápidos que estão disponíveis durante o ano todo e, em caso positivo de diagnóstico, começar o tratamento o quanto antes”, enfatiza Guedes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter