Jornal destaca marca “Acre, Made in Amazônia” como referência em design

Valor Econômico
Matéria foi publicada nesta quarta-feira, 31

O Valor Econômico na edição desta quarta-feira, 31, traz matéria sobre o projeto “Acre, Made in Amazônia”, idealizado pela primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

A matéria, com o título “Acre é referência de design italiano”, assinada por Andrea Vialli, narra como foi o processo de desenvolvimento da coleção de mobiliário contemporâneo, que foi exposta na 1ª edição da High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, em São Paulo, no início deste mês.

Na matéria, Marlúcia contextualiza que o Acre vem cada vez mais se consolidando como produtor de madeira certificada e que foi esse processo que impulsionou a criação do projeto com o viés de agregar valor e fomentar a cultura do design no Estado.

O texto destaca a formação ministrada pelo designer Bernardo Senna, pelo francês Emmanuel Gallina e profissionais do Poli Design e do Consórcio Politécnico de Milão (Itália), que reuniu arquitetos, marceneiros e artistas locais e deu origem aos móveis com o apoio do Sebrae e do Sistema Fieac.

Composta por mesas, cadeiras, bancos e buffets, a coleção do mobiliário é elaborada com cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari, das linhas Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela, e faz referência à cultura e à história locais.

“Acre, Made Amazônia” é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), em parceria com o Sebrae/AC, Sistema Fieac e Poli.design.

Marlúcia comenta também no texto que a marca “Acre, Made in Amazônia” será utilizada em outros produtos desenvolvidos no Estado, como na área de alimentos e do artesanato.

Outra iniciativa do governo do Estado ressaltada na matéria é a criação da Escola de Design, que oferecerá formação técnica na área, com previsão para começar a funcionar no segundo semestre de 2017 .