Regulamentação

Iteracre realiza mutirão para cerimônia de entrega de títulos urbanos

Um mutirão realizado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) nesta quarta-feira, 15, convida a comunidade do bairro Custódio Freire para a cerimônia de entrega de títulos urbanos na próxima sexta-feira, 17.

morador e presidente da Associação de Moradores do bairro, José Eliziário, residente desde 1971, receberá o título definido Foto: Diego Gurgel/Secom

O morador e presidente da Associação de Moradores do bairro, José Eliziário, residente desde 1971 e presidente desde 2004, destacou a felicidade dos moradores que depois de mais de três anos de espera receberão em mãos os títulos que garantem sua moradia.

“Eu costumo dizer que é a nossa identidade, é a identidade do morador. O Custódio está celebrando um momento muito importante, apesar de tantos anos que estamos lutando, agora é uma vitória para a nossa comunidade”, disse.

Todos os moradores do bairro foram convidados Foto: Diego Gurgel/Secom

O mutirão realizado pela equipe técnica do Iteracre visa mobilizar os moradores para a entrega dos títulos que acontecerá no final da semana. Serão entregues 171 títulos de domínio que beneficiaram as famílias do bairro.

“É a realização de um sonho para a comunidade do Custódio e uma importante ação que possibilita a essas 171 famílias não só a garantia  de posse da área, mas a possibilidade de acesso as linhas de créditos e financiamentos junto a instituições financeiras”, destacou o diretor do Iteracre Alírio Wanderley.

A cerimônia será na sexta-feira, 17, e contará com a presença do governador Gladson Cameli, o vice Major Rocha e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional, Luiz Victor Diniz, além do presidente do Iteracre, Alírio Wanderley.

Iteracre em ação

Durante os dias 13 e 15 de janeiro, o presidente e técnicos do Iteracre estiveram presentes no municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá para discutir sobre regularização fundiária. O instituto será  responsável pela demarcação e georreferenciamento de áreas dos municípios e emissão de títulos definitivos.

A ideia também é trazer para o estado um banco de dados fundiários, com informações sobre todos os municípios. Uma ação inovadora no processo de desburocratização fundiária e um avanço para as pesquisas que referem-se a regularização fundiária.