ISE participa de Fórum Nacional de Gestores do Sistema Socioeducativo

Evento discute o aperfeiçoamento da educação e da segurança nas unidades socioeducativas do país

De 6 a 9 deste mês, será realizado o encontro do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). O evento é realizado em Águas de Lindoia (SP).

O objetivo é discutir mecanismos de aprimoramento da educação e da segurança nas unidades socioeducativas no Brasil. O Fonacriad agrupa os gestores dos órgãos públicos estaduais que executam as medidas socioeducativas nos Estados brasileiros.

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participa do evento através de técnicos da área pedagógica e de segurança, que serão multiplicadores das informações no retorno ao Estado.

Para o presidente do ISE, Dimas Sandas, a participação do Acre nessa edição do Fonacriad irá ajudar na elevação da capacidade técnica das equipes, possibilitando a prestação de um serviço de melhor qualidade à sociedade acreana.

“Estamos vivenciando um momento de consolidação da fase de construção das estruturas físicas [prédios e equipamentos]. O grande desafio agora é potencializar as grandes ações sociopedagógicas [escolarização e profissionalização] e também aperfeiçoar procedimentos ligados à segurança preventiva. Esses temas estão na agenda nacional, por isso serão o foco do encontro”, disse Sandas.

Entre outras atividades da programação estão a palestra sobre Medida Socioeducativa e Educação; trabalhos temáticos da Câmera Técnica das áreas pedagógicas e de segurança; visita aos Centros Socioeducativos da cidade que sediará o evento e a avaliação anual das medidas implantadas nos 27 Estados.

De acordo com o levantamento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos realizado em 2010, no Brasil mais de 18 mil jovens são atendidos em medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest