ISE empossa 44 agentes socioeducativos do quadro efetivo no Juruá

Novos agentes vão trabalhar em Feijó e Cruzeiro do Sul depois da capacitação

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) deu posse a 44 agentes socioeducativos que atuarão em Feijó (19) e Cruzeiro do Sul (25) e fazem parte do primeiro quadro de servidores efetivos contratados pelo órgão. O ISE existe desde o ano passado. Em dezembro foi feita a primeira nomeação, quando foram convocados 45 agentes para atuarem em Rio Branco.

Segundo o presidente do ISE, Cássio Silveira Franco, o órgão ainda tem previsão de convocar pessoal concursado para Sena Madureira e para completar a demanda da capital. Ao todo, a previsão é admitir 288 servidores neste ano.

ise_onofre_brito_012.jpg

Na solenidade, 44 agentes foram empossados para trabalharem em Cruzeiro do Sul e Feijó (Foto: Onofre Brito/Secom)

A execução de medidas socioeducativas já existia no Estado há muitos anos, só que sob outra estrutura de organização. Em dezembro do ano passado, saiu publicada no Diário Oficial a criação do ISE. Conta o presidente que o Acre inovou no modelo de gestão, com a criação de uma autarquia para fazer esse acompanhamento. O ISE atende em todo o Estado uma média de 370 adolescentes em regime de internação e semiliberdade. São cinco centros socioeducativos em Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul, que acabou de ser reformado e ampliado – o Centro Socioeducativo Juruá. Em Feijó e Sena, os centros ainda estão sendo construídos e o atendimento é feito em casas alugadas, nas quais foram feitas modificações para obtenção de um padrão arquitetônico condizente com a aplicação das medidas socioeducativas.

Tempo de medidas socieducativas

ise_onofre_brito_016.jpg

Agentes empossados vão trabalhar com a ressocialização de jovens na região do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o prazo máximo para aplicação de medidas socioeducativas é de três anos. No entanto, segundo explica o presidente Cássio Franco, o tempo vai depender da progressão do próprio adolescente – se ele pactua ter uma mudança de vida, se ele se comprometer a ter outras atitudes, então através de uma determinação judicial, pode obter progressão de regime para um regime aberto ou a extinção da medida.

Para Cássio, o ISE tem um papel fundamental na ressocialização e inserção social destes jovens. A tecnologia de trabalho utilizada, que é denominada Plano Personalizado de Atendimento, é um modelo adaptado às nossas condições e ajuda a construir um novo projeto de vida para estes jovens, fortalecendo os laços familiares, comunitários e as próprias habilidades pessoais que eles tenham de se relacionar com o mundo. "A gente acredita que este formato de atendimento dá aos jovens que estão numa condição de cometimento de ato infracional, a opção de novas perspectivas de vida, saindo do caminho que o levou ao aprisionamento".

Ele acredita que com a formação de um quadro de servidores efetivos, poderá se prestar um serviço de muito mais qualidade. Os servidores empossados em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 19, começaram nesta quinta a fazer um curso de capacitação, que os habilitará na nova função.

Alcance social

O comandante da PM na regional do Juruá, Coronel Aires ressaltou a importância do Instituto para a juventude da região: "O ISE tem um trabalho de alcance social, que muito vem a colaborar com a segurança da população. A juventude está em risco em todo lugar, principalmente em Estado como o nosso, vizinho de países produtores de drogas".

O Pastor Carlos Alberto do Santos, da Igreja Assembleia de Deus, foi prestigiar a posse do filho Lucas Jonathan. "A gente fica feliz porque o instituto é um instrumento social, que vai trabalhar com a reeducação e vai permitir que tenhamos a reabilitação de muitos adolescentes".

Lucas Jonathan Oliveira dos Santos foi um dos agentes empossados e afirma: "Estou com muita expectativa, ansioso para ver como vai se desenrolar o trabalho. Já tenho noção do que vou encontrar pela frente".

O que eles disseram

giovani_ise_onofre_brito.jpg {xtypo_quote}Para mim é uma experiência nova, pois nunca havia trabalhado nesta área de segurança. Amanhã começo a fazer a capacitação e tenho muita expectativa de começar a trabalhar.
Giovani Ribeiro Sabóia, agente empossado {/xtypo_quote}
fco_braga_ise_onofre_brito.jpg {xtypo_quote}Estamos conscientes de que é um trabalho que envolve muita responsabilidade e estamos felizes por este momento importante de nossas vidas.
Francisco Braga Costa, agente empossado{/xtypo_quote}
aneildo_ise_onofre_brito.jpg {xtypo_quote}Sinto-me uma pessoa privilegiada. Nós lutamos muito para ser convocados, pois para nós é muito importante ter um trabalho. Já tenho experiência, pois trabalhei um ano como provisório.
Aneildo de Souza Gomes, agente empossado{/xtypo_quote}
cassio_ise_onofre_brito.jpg {xtypo_quote}A gente acredita que este formato de atendimento [adotado pelo ISE] dá aos jovens que estão numa condição de cometimento de ato infracional, a opção de novas perspectivas de vida, saindo do caminho que os levaram ao aprisionamento.
Cássio Silveira, Presidente do ISE{/xtypo_quote}