Investimentos em infraestrutura garantem acessibilidade em Marechal Thaumaturgo

A rampa vai garantir aos comerciantes e produtores rurais o embarque e desembarque seguro (Foto: Arison Jardim/Secom)
A rampa vai garantir aos comerciantes e produtores rurais o embarque e desembarque seguro (Foto: Arison Jardim/Secom)

Cartão postal de Marechal Thaumaturgo, a escadaria de acesso à cidade dificulta o transporte, escoamento agrícola e a mobilidade dos moradores e visitantes, sejam eles portadores de necessidades especiais, com problemas de saúde ou não.

Pensando no bem-estar da população e fomento econômico local, o governo do Estado inaugura em dezembro, deste ano, a rampa de acesso ao porto da cidade e o terminal de transbordo do município.

O terminal de transbordo armazenará os produtos (Foto Cedida)
O terminal de transbordo armazenará os produtos (Foto: Cedida)

As obras são interligadas e de competência do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que executam os investimentos por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), que reúne recursos do Banco Mundial e governo do Acre.

“Quando o barco chega, nós vamos lá e botamos a produção no ombro e subimos o barranco para colocar dentro do carro. E no inverno [período de chuvas] é pior porque é ainda mais liso. Agora, com a rampa, a vantagem que é só tirar do barco e colocar dentro do carro, sem precisar subir esse barranco. Isso vai ficar muito bom”, relatou o estivador Raimundo Nonato Souza, ao observar a construção.

Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa, observa que a geografia do município não facilita o transporte e a mobilidade. “Marechal é famosa por suas escadarias e barrancos, por isso que a obra da rampa de acesso ganha uma importância impar para o cotidiano da comunidade. Todo o abastecimento da cidade vai ganhar novo endereço”.

As obras vão garantir aos moradores, comerciantes e, especialmente, aos produtores rurais o embarque e desembarque seguro e com qualidade dos produtos, viabilizando o acesso de veículos ao porto de Marechal.

Saneamento Integrado

As obras também estão sendo realizadas em Porto Walter e Jordão (Foto: Arison Jardim/Secom)
As obras também estão sendo realizadas em Porto Walter e Jordão (Foto: Arison Jardim/Secom)

As obras de saneamento integrado promovidas pelo Proser, também estão sendo realizadas em Porto Walter e Jordão, desde 2014, totalizando um investimento de R$ 100 milhões.

Além das rampas de acesso e terminal de transbordo, os três municípios passam por investimentos em infraestrutura, voltados para ampliação e consolidação da distribuição de rede de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo nas cidades.

Leia mais: Governo fiscaliza obras de saneamento integrado em municípios isolados