Investimento na cadeia produtiva do leite estimula produtores

Está prevista a instalação de 22 tanques de resfriamento de leite

O Governo do Acre, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), inicia ainda este mês a

produtores_leite0709.jpg

Produtores participam de atividades práticas de análises laboratoriais do leite para identificação de leite ácido e adulterados (Foto: Seaprof)

 

instalação de 22 tanques de resfriamento de leite. A ação faz parte da estratégia para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado.

Visando adequar os produtores de leite quanto à nova realidade e auxiliar sua adaptação na transição do sistema tradicional para o atual na obtenção, acondicionamento e transporte do leite, técnicos da Seaprof vem, desde o dia 30 de junho, percorrendo os municípios do Baixo Acre ministrando curso de capacitação aos produtores de leite beneficiários do programa.

Produtores dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard já passaram pelo curso, que conta com o apoio logístico dos gerentes dos escritórios regionais da Seaprof e são ministrados e conduzidos pelo gerente da Cadeia Produtiva do Leite, Leandro Naveca, pelo engenheiro de Alimentos César Ochoa e pelo médico veterinário Pedro Gustavo Faria Nunes.

Os produtores têm a oportunidade de conhecer experiências que deram certo em outros Estados e participam de atividades práticas de análises laboratoriais do leite para identificação de leite ácido e adulterados. Nessa atividade prática, os produtores puderam entender quais os testes de rotina são realizados na plataforma de recepção dos laticínios e que a partir do funcionamento dos tanques de expansão esses testes serão feitos pelos próprios produtores ainda na propriedade.

Os tanques de resfriamento de leite irão beneficiar cerca de 500 produtores. Os tanques serão de uso comunitário e serão instalados em pontos estratégicos dos ramais onde existe produção leiteira. Esses tanques de resfriamento de leite irá atender às normas da Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento .

No quesito coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel, o Mapa fixa condições sob as quais o leite cru refrigerado, independentemente do seu tipo, deve ser coletado na propriedade rural e transportado a granel, o que visa promover a redução geral de custos de obtenção e, principalmente, a conservação de sua qualidade até a recepção em indústrias laticinistas submetidas à inspeção sanitária oficial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter