Internos do Instituto Socioeducativo participam de curso de produção de trufas e bombons

O governo do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE) e em parceria com o Senai, oferece um curso de produção de trufas e bombons aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa dos centros Mocinha Magalhães e Santa Juliana.

A iniciativa do Estado faz parte de uma série de cursos e medidas que o Instituto utiliza para reinserir esses jovens na sociedade. A atividade se iniciou na última segunda-feira, 3, e vai até sexta-feira, 7, na unidade Mocinha Magalhães, em Rio Branco.

O aprendizado é importante para que os jovens possam ter uma ocupação profissional fora do sistema. Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com a diretora do ISE, Alessandra Viana, o Senai é um importante parceiro do instituto, e desde 2019 oferece diversos outros cursos para os internos.

“Trouxemos o professor aqui para dentro da nossa unidade, onde temos uma cozinha muito boa, para fazer esse curso de produção de bombons e trufas. É uma fonte de renda que os nossos internos podem ter ao concluir seu período de medida socioeducativa”, explicou.

Professor Tarcísio Futerko: “O curso é uma base para futuras experiências e aprendizados desses adolescentes”. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Visamos capacitar esses jovens a ter uma habilitação profissional quando saírem deste recinto. Estamos realizando uma formação em chocolates, ensinamos técnicas de derretimento e de recheios”, frisou o instrutor do curso, Tarcísio Futerko, que é técnico em alimentos.

A jovem D.A.S. deu seu depoimento sobre a oportunidade: “Saímos daqui com um certificado para participar do mercado de trabalho. Vejo que muitas pessoas voltam pra cá, pois não conseguem renda lá fora, então já temos essa chance a mais de não voltar”.

E.M.S. disse que os profissionais do ISE e do Senai deram todo o apoio para realização da capacitação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Quero agradecer a compreensão de todos que nos ofereceram esse curso, para que a gente possa desfrutar desse ensinamento; a atenção do professor e da equipe de segurança nos deram essa confiança”, relatou o adolescente E.M.S.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter