Instituto Socioeducativo do Acre conclui treinamento de novos servidores, constrói horta e inaugura laboratório de informática

Mais que um lugar onde menores em conflito com a lei são internados para o cumprimento de medidas, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) também é um espaço destinado à  preparação desses jovens ao processo de reinserção social.

Mais de 300 jovens estão internados em unidades socioeducativas do Acre. Foto: Ascom/ISE

A instituição tem realizado projetos em parceria com outras secretarias de Estado, a fim de garantir a esse público a oportunidade de ter uma boa educação, assistência em saúde, acesso a cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas.

Nesta segunda-feira, 12, a instituição começou a semana comemorando avanços. Entre eles, a conclusão do treinamento dos 15 novos servidores do cadastro de reserva, convocados do último processo seletivo.

A parceria com a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura (Sepa) e Empresa de Assistência Técnica e Extrativista Rural do Acre (Emater) também ajudou na construção da primeira horta do instituto, e, além disso, houve a inauguração de um laboratório de informática para uso dos internos da Unidade Apolônio Sales, em Rio Branco, fruto de uma outra parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

“Esses avanços fazem parte do projeto “Plantando Sonhos”, que tem por objetivo ocupar o tempo ocioso dos internos, proporcionando-lhes conhecimento, educação, capacitação e profissionalização, na busca pela ressocialização. Queremos dar alternativas para que não sejam apenas em reclusão, mas que saiam daqui recuperados e prontos para recomeçar a vida lá fora”, destacou o diretor-presidente do ISE, Mário César de Freitas.

O laboratório é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Foto: Ascom/ISE.

O Instituto Socioeducativo do Acre possui oito unidades, sendo quatro em funcionamento na capital e outras quatro no interior. As ações de fortalecimento do sistema deve se estender às demais. “Meu agradecimento ao governador Gladson Cameli, que sempre tem nos apoiado, e aos demais parceiros”, observou Mário César.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter