Instituto de Matemática vai expandir atividades em todo o estado

Tião Viana anunciou que vai expandir as atividades do IMCF (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana anunciou que vai expandir as atividades do IMCF (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante reunião com o diretor do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF), Alessandro Nasserala, o deputado federal Leo de Brito e representantes da Federação Acreana de Xadrez, o governador Tião Viana anunciou, na manhã desta quinta-feira, 7, que vai expandir as atividades do IMCF, em Rio Branco e interior do estado.

O trabalho de expansão tem o apoio do deputado federal Leo de Brito, que garantiu destinar, no orçamento do próximo ano, uma emenda parlamentar para que o trabalho piloto, que será feito ao longo desse ano, seja ampliado para o máximo de escolas possíveis.

“Esse trabalho do instituto é uma referência, inclusive em nível nacional, e tem tido vários reconhecimentos, como do ex-ministro Roberto Mangabeira Unger. Queremos expandi-lo para termos o máximo de escolas possíveis dialogando com essa área de novas tecnologias no ensino”, pontuou o parlamentar.

O diretor do IMCF afirmou que, inicialmente, as atividades serão estendidas nas escolas de Rio Branco, com atividades como xadrez, iniciação cientifica e demais cursos de referência nacional que são trabalhados no Instituto. “E tudo o que a gente já faz aqui em Rio Branco, queremos estender para outras escolas do estado, em um segundo momento”, informou Nasserala.

Campeonato aberto do Brasil de Xadrez

Um segundo projeto apresentado ao governador, pela Federação Acreana de Xadrez, é a vinda do Campeonato Aberto do Brasil de Xadrez. O diretor financeiro da Federação, Neymar Dantas, explicou que se trata de um torneio de xadrez que traz competidores do Brasil inteiro para participarem de jogos com premiações de até R$ 6 mil.

“Nós estamos na busca de patrocinadores, e já contamos com o apoio do deputado federal Leo de Brito. O objetivo é colocar o xadrez do Acre em evidencia nacional”, contou Dantas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter