Instituições se reúnem para fortalecer ações de combate ao desmatamento ilegal no Acre

Já preocupado com as ações de prevenção, combate e controle do desmatamento ilegal em áreas onde há maior incidência de crimes no Acre, o Governo do Estado convocou as principais instituições que integram o sistema ambiental para uma reunião na manhã desta sexta-feira, 7. O objetivo foi definir as estratégias que devem subsidiar o governo quanto à aplicação de recursos e ainda debater sobre o fortalecimento das ações de redução de queimadas e combate ao desmatamento ilegal este ano.

“Convocamos as principais instituições envolvidas com as causas ambientais para que atuemos de forma integrada, analisando o que foi feito no ano anterior e que este ano podemos melhorar de forma a se antecipar e evitar situações relacionadas a incêndios e desmatamentos”, disse José Ribamar, secretário de Estado da Casa Civil.

A reunião foi convocada pelo secretário de Estado da Casa Civil, José Ribamar – Foto: Neto Lucena

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em 2019, houve incidência de focos de incêndio provocados por desmatamento ilegal, principalmente entre os municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Rio Branco, Brasileia, Xapuri e Manoel Urbano. Identificadas as áreas prioritárias e os principais gargalos relacionados aos crimes ambientais, foram definidos, durante a reunião, o início das ações de educação ambiental com a ampliação das mídias de divulgação, o controle e consequentemente a redução do desmatamento nos territórios de maior impacto ambiental, a geração de informação e a criação de um modelo de gestão centralizado para avaliar os resultados com medidas de tempo, espaço e recurso.

“Nós fizemos o levantamento de todo o histórico relacionado aos crimes ambientais no estado entre os anos de 2018 e 2019 e, com isso, conseguimos focar em ações prioritárias de combate ao desmatamento e queimadas. A partir desses dados, vamos subsidiar as instituições envolvidas com as causas para que trabalhem de forma pontual nos principais problemas encontrados, descentralizar as ações de meio ambiente, tornando o estado mais presente em todas as regionais e termos o real controle do desmatamento em nosso estado, levando educação ambiental e sensibilização da população em geral”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani.

Israel Milani explicou sobre o mapeamento dos crimes ambientais para ajudar na tomada de decisões para este ano Foto: Neto Lucena

Através do Ministério do Meio Ambiente, o Estado dispõe de um recurso aproximado de R$ 17,5 milhões que devem ser direcionados às causas ambientais. A partir desta primeira reunião, que definiu as principais estratégias a serem aplicadas durante o período de queimadas, cada instituição fará o levantamento daquilo que for necessário e, dentro do planejamento, executar as ações de combate a incêndios e desmatamento ilegal.

“Se antecipar aos problemas é a melhor solução para reduzir crimes ambientais. A reunião aqui une todas as instituições e estamos preocupados com o assunto tanto que estamos começando com as discussões já desde o início do ano e, dentro do planejamento estratégico, temos a certeza que vamos chegar ao nosso objetivo que é controlar, combater e reduzir os índices de desmatamento ilegal no Acre”, finalizou o coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Batista.

Carlos Batista explica que a intenção é se antecipar aos problemas que devem provocar a redução dos crimes ambientais Foto: Neto Lucena

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter