Instituições realizam ação em referência ao Dia do Motociclista no Acre

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PMAC), o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e as secretarias estadual e municipal de Saúde, por meio do projeto Vida no Trânsito, realizaram nesta terça-feira, 27, na sede do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), no 2º Distrito de Rio Branco, uma ação em alusão ao Dia do Motociclista.

Com o retorno gradual das atividades neste período de pandemia, é crescente o número de acidentes envolvendo motociclistas no estado. Para conscientizar esses condutores, que são mais vulneráveis no trânsito, as instituições se uniram para realizar uma ação que teve caráter instrutivo e de fiscalização.

Durante a blitz educativa, os motociclistas abordados foram convidados a participar de uma pequena palestra de conscientização no auditório do BPTran, onde receberam brindes do projeto Vida no Trânsito.

O motorista de aplicativo Francisco Petronio disse que parou de trabalhar à noite por causa dos perigos e da imprudência no trânsito de Rio Branco. “Há três semanas sofri um acidente, por isso parei de trabalhar nesse horário, porque a imprudência e desrespeito com a sinalização são grandes”, ressaltou.

A ação foi realizada em conjunto com diversas instituições. Foto: Thalles André/Detran

Segundo a representante do projeto Vida no Trânsito, Marceli Moraes, os acidentes geram um impacto negativo para a saúde pública. “Todo acidente gera muitas consequências negativas para o cidadão e para o Estado, como despesas e fila de espera para cirurgias, entre outras. A nossa missão é preveni-los”, ressaltou Marceli.

Para a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Cléia Machado, o trabalho em conjunto potencializa a ação. “Nosso maior objetivo é chamar a atenção dos motociclistas para os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo esse público. Por isso, justamente no Dia do Motociclista, várias instituições se uniram para realizar esta ação”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter