Exame traz novidades neste ano. Provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro

Encerram-se amanhã, 17, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Até o último dia 7, já haviam cerca de 2,6 milhões de inscritos. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro.

A inscrição deve ser realizada somente via internet, pelo site www.enem.inep.gov.br, até as 23h59min desta sexta-feira. Os alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas poderão se inscrever gratuitamente. Para outros casos, a isenção deverá ser solicitada no endereço eletrônico citado acima também até o dia 17. A taxa para inscrição ao exame é de R$ 35.

Além de ser usado como critério de distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Novo Enem vai possibilitar que estudantes obtenham certificação no ensino médio. Para isso, o interessado em se certificar nesse nível de ensino deve se inscrever e realizar a prova, para que depois, munido de seu boletim individual de desempenho, busque os caminhos formais para a certificação. A idade mínima para pleitear certificação por meio da prova do Enem é 18 anos.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiu ainda não adotar o Enem como o processo seletivo em substituição ao vestibular. Mas a Reitoria utilizará o exame para o preenchimento de vagas remanescentes.

Saiba como cada Instituição Federal de Ensino Superior vai utilizar o novo Enem. Acesse aqui.