Inscrições para a Olimpíada de Matemática se encerram nesta sexta-feira

A aluna acreana Bruna Larissa foi premiada na edição de 2012 da OBMEP - foto de Mardilson Gomes
Aluna acreana Bruna Larissa foi premiada na edição de 2012 da OBMEP (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Criada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para estimular a o estudo da matemática e revelar talentos na área, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2014 finaliza seu período de inscrições na próxima sexta-feira, dia 21 de março.

Ano passado, cerca de 19 milhões de alunos de mais de 90% dos municípios brasileiros participaram da competição, sendo que a Olimpíada divide os participantes em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade:

– Nível 1 – alunos matriculados em 2014 no 6º ou 7º ano do ensino fundamental;

– Nível 2 – alunos matriculados em 2014 no 8º ou 3º ano do ensino fundamental;

– Nível 3 – alunos matriculados em 2014 em qualquer ano do ensino médio.

A competição comemora dez anos de atividade em todo o Brasil, e durante este tempo já possibilitou que 30 mil alunos de todo o país tivessem a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Acre foi consagrado na OBMEP em 2012 por meio da estudante Bruna Larissa Carvalho de Sousa, de apenas 12 anos de idade, da Escola Antonia Fernandes de Moura, de Santa Rosa do Purus. Além do prestígio, a aluna ganhou uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela Olimpíada.

Para acessar o regulamento, o cronograma e a inscrição da OBMEP, os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.obmep.org.br