Inscrições abertas para o Parlamento Jovem 2015

Com a missão de proporcionar aos jovens a experiência dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, o programa Parlamento Jovem realiza sua 12ª edição este ano, e segue com inscrições abertas até 12 de junho.

Programa estimula a participação cidadã de estudantes do ensino médio ( Foto: Vianey Bentes / Divulgação
Programa estimula a participação cidadã de estudantes do ensino médio (Foto: Vianey Bentes / Divulgação

Voltada para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o país, a ação educacional seleciona jovens com idade entre 16 e 22 anos. Durante cinco dias, eles vão participar de atividades que envolvem debates e votações simuladas na Câmara dos Deputados.

Para participar, o estudante deve estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.  Além disso, é necessária a elaboração de um projeto de lei com temática livre, desde que possua impacto positivo no país.

Serão selecionados 78 projetos, e o total de representantes jovens por estado é proporcional ao número de deputados de cada um deles. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Câmara, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante.

Para mais informações, obtenção do manual de procedimentos e da ficha de inscrição, o interessado deve acessar o site da Câmara, por meio do endereço eletrônico http://www2.camara.leg.br/ou da fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro